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Aquisição de Linguagem – Orientação para pais e cuidadores

Algumas vezes é muito difícil para o adulto perceber o limite da compreensão verbal da criança. É importante que as pessoas, quando falam com crianças pequenas ou com atraso no desenvolvimento da linguagem, utilizem frases de duas ou três palavras com o apoio de pistas visuais, como gestos ou mostrando o objeto do qual está sendo falado. Quando a criança ainda não se expressa verbalmente (falando) e se comunica através de gestos, o adulto deve dizer o nome da criança e perguntar “MARIA CLARA, quer água?”, para em seguida descrever a cena: “Mamãe vai dar água para MARIA CLARA”. Se a criança quer um objeto, o adulto deverá repetir a dinâmica descrita acima, falando o nome do objeto, pois assim estará ensinando o nome do mesmo, ampliando o vocabulário da criança.

Para muitas crianças, nos dois primeiros anos de vida, na etapa inicial da aquisição da linguagem, frequentemente a palavra “NÃO” não tem significado, e quando estão mexendo em algum objeto e ouvem, por exemplo, “não mexa”, elas continuam tocando no objeto porque não compreenderam o significado do “NÃO”.

Assim, é importante que os pais e os cuidadores (pais, avós, tios, babás) observem atentamente o limite de compreensão verbal da criança para tornar o seu ambiente o mais estimulante possível para ela se comunicar.

Quando a criança não demonstrar interesse ou irritação em uma atividade, passe para outra atividade ou permita que ela escolha o que quer fazer.

É de igual importância sempre tentar buscar o olhar da criança de forma agradável e através de brincadeiras. O brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança.

É de grande auxílio para o desenvolvimento da linguagem e social da criança que as pessoas que fazem parte do seu contexto familiar estimulem a sua fala de forma afetiva e suave, sempre prestando muita atenção para não a irritar. Dê informações curtas e evite os diminutivos.

É importante que todos os dias uma pessoa do contexto familiar da criança (o pai, a mãe, a avó ou os tios ) reservem 30 ou mais minutos do seu dia para sentar com ela no chão, sem TV ligada, para estimular sua comunicação social e aquisição verbal através da utilização de brinquedos.

Nos três primeiros anos de vida da criança é de fundamental importância evitar o uso de jogos no tablet e no celular, assim como assistir DVD e TV por períodos longos. É importante reservar um horário para a criança  assistir DVD. O ideal é pelo período correspondente a uma historinha ou no máximo duas. Essas atividades deverão ser substituídas por brincadeiras e jogos que estimulem a linguagem e a comunicação verbal e social da criança.

Para estimular a aquisição do vocabulário utilize um objeto de cada vez, nomeando e mantendo este no campo visual da criança.

Se a criança não nomear o objeto, não force. O importante é ela saber que aquele objeto tem um nome e uma função. Enquanto estiver brincando com a criança diga o nome do objeto e a sua função. Exemplos:

  • a colher serve para dar comidinha para a neném (bonequinha), um pedaço de pano serve para cobrir a neném quando dorme.

  • bolinha de sabão: as crianças gostam brincar de correr atrás das bolinhas;

  • bola: brincar de jogar a bola para a criança e pedir para ela jogar de volta;

  • avião – após nomear, colocar o avião para voar, fazendo o som “vu-vu-vu”;

  • carrinho ou caminhão – colocar para andar no chão, fazendo o som “bi-bi-bi”,

  • colocar objetos (bola pequena, bichinhos o que a criança quiser) dentro da caçamba do caminhão;

  • animais - brinque com bichinhos, dizendo o nome, fazendo o movimento e o som de cada animal. Exemplos:

cachorrinho – brincar com a miniatura do cachorrinho fazendo o som: “au… au”;

gatinho – brincar com a miniatura do gatinho fazendo o movimento e o som: “miau… miau”;

vaquinha – brincar com a miniatura da vaquinha fazendo o movimento e o som: “muum… muum”;

passarinho ou pintinho – brincar com a miniatura do passarinho fazendo o movimento de voar e o som: “piu… piu”;

cavalinho – imitar o galope do cavalo.

  • frutas – é importante utilizar as frutas que a criança costuma comer.

 

 

partes do corpo – quando for dar banho nomeie cada parte do corpo. Inicie pelo pé e pela mão. Em frente ao espelho: boca, nariz, olho, cabeça, orelha, cabelo.

Ações: nomeie as ações enquanto a criança estiver realizando. Exemplos: “beber água”, “comer _______”, “lavar as mãos”, “dormir”.

Ler historinhas, bem simples, de livros infantis com muitas figuras coloridas, se possível com sons. Exemplos: histórias de bichinhos da fazenda e de animais domésticos. As crianças muito pequenas em torno de 1 a 2 anos se interessam pelos livrinhos da coleção Bebê Achou – Caramelo.

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