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Transtornos da Linguagem

O DSM 5 (2014) estabeleceu como principais características para o diagnóstico do transtorno da linguagem, dificuldade na aquisição e uso da linguagem devido a déficits na compreensão ou produção de vocabulário, na estrutura da sentença e no discurso. Os déficits da linguagem são evidentes na comunicação verbal, comunicação escrita e linguagem dos sinais. O aprendizado da linguagem e o seu uso dependem tanto de habilidades da linguagem compreensiva como da expressiva. A habilidade expressiva refere-se à produção vocal, gestual ou de linguagem dos sinais, enquanto a habilidade receptiva refere-se ao processo de compreensão das mensagens linguísticas. As habilidades da linguagem precisam ser avaliadas tanto na modalidade compreensiva como na expressiva e como estas poderão diferir em severidade. Por exemplo, a linguagem expressiva de uma criança poderia estar severamente prejudicada enquanto a linguagem receptiva estaria apenas debilitada.O DSM5 descreve sinais importantes que são observados com frequência na comunicação verbal de crianças com transtornos da linguagem, como a alteração na aquisição do vocabulário e da gramática e como estes afetam a produção do discurso. A criança apresenta atraso na aquisição das primeiras palavras e frases e no tamanho do vocabulário, que é menor e com menos variedade do que o esperado. As frases são menores e menos complexas, apresentando erros gramaticais. Os déficits na compreensão da linguagem são frequentemente subestimados, pois algumas crianças são hábeis em utilizar o contexto para deduzir o seu significado.  Ainda poderão ter dificuldade em buscar as palavras necessárias para se expressar. Dificuldades com o discurso são observadas por uma reduzida habilidade de fornecer informação adequada sobre um evento que está acontecendo em uma situação particular ou narrar uma história com coerência.Assim os transtornos da linguagem são manifestados por habilidades substancialmente e qualitativamente abaixo do esperado para a idade, resultando em limitações funcionais que afeta a comunicação, a participação social, e que interfere significantemente no aprendizado acadêmico. O diagnóstico dos transtornos de linguagem é realizado com base na síntese da história do indivíduo, observação clínica em diferentes contextos (clínica, casa e escola), e nos resultados de escores de teste padronizado para avaliar as habilidades da linguagem compreensiva e expressiva que poderão ser utilizados para estimar o grau do transtorno de linguagem.

Trabalhos sobre Desenvolvimento da Linguagem e seus Transtornos

Desenvolvimento da linguagem em pré-escolares: implicações para o aprendizado

Autoras: Maria Lúcia Menezes, Maria Luciana Siqueira Mayrink e Pollyana Mendes

Trabalho apresentado no 31º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia + 12º Congresso Internacional de Fonoaudiologia. Abaixo, slides apresentados em PowerPoint.

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Transtornos da linguagem na pré-escola e o início da alfabetização

(Language disorders in preschool and at the beginning of literacy)

Autoras: Maria Lúcia Menezes, Denise Streit Morsch e Maria Luciana Siqueira Mayrink

Artigo publicado na Revista de Psicopedagogia, mês de agosto, 2023. O texto aprofunda a apresentação acima.

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